segunda-feira, 11 de julho de 2011

Macrofotografia


Um dos ramos da fotografia que mais costuma atrair os fotógrafos (em especial os amadores e os iniciantes, mas não necessariamente apenas estes) é o da macrofotografia. Com a popularização dos equipamentos digitais, mesmo as mais modestas cameras possuem uma função macro. Tal recurso permite acesso a um mundo de imagens até então restrito aos equipamentos profissionais e suas lentes poderosas. Resultado: não há quem não tenha tentado flagrar o interior de uma flor ou algum pequeno detalhe de um objeto caseiro. É preciso apenas atentar para a definição correta de macrofotografia: a imagem cujo tamanho no sensor é maior que meia ou uma vez a real. Não se confunda, portanto, com close up ou ainda o big close up.
Como técnica, se por um lado serve como treinamento para "educar" o olhar, por outro existem profissionais que se dedicam exaustivamente à captação em macro. Não há porque desprezar o estilo ou reduzí-lo à condição de estágio inicial da fotografia. Uma macro bem feita pode revelar imagens impressionantes e de rara beleza ou curiosidade.

A maioria das câmeras compactas possui a função macro nos modos de cena, que focaliza objetos a uma curta distância e evidenciando detalhes com clareza. No entanto, para melhores resultados, são indicadas câmeras semiprofissionais ou profissionais que possam ter a lente macro acoplada em si. Além das lentes de das câmeras, é de pouco conhecimento do público o uso de flashes na macrofotografia. O flash mais eficiente para ser usado neste caso é o flash de anel. Este flash é acoplado diretamente na frente da objetiva e isso facilita o direcionamento da luz do flash no objeto.
Como os objetos a serem fotografados na macrofotografia são muito pequenos, os flashes comuns que ficam no topo da câmera, acima da objetiva, costumam produzir um efeito menos eficiente, pois o direcionamento da luz é diferente do direcionamento da lente e do objeto.

Créditos das fotos: José Pedro Villalobos
Fonte para pesquisa: Gabriela Porto em www.infoescola.com

Um comentário: