Mais que uma curiosidade, a pergunta reflete uma onda revival, que há alguns anos fez renascer os discos de vinil. Na mesma onda vem também o fascínio pelo tipo de imagem produzida por cam
eras de filme. Daí a explicação por tanta polêmica e interesse nos filtros e aplicativos que simulam efeitos de cameras antigas (ver os posts intitulados Instagram que já publiquei aqui).
Os defensores do filme ainda argumentam com a qualidade insuperável do processo físico-químico: a precisão da luz que incide sobre a película é muito superior à que ocorre sobre um sensor. Pelo menos por enquanto. Por outro lado, a versatilidade e a facilidade de operação das cameras digitais não encontra parâmetros entre os equipamentos antigos. Nas digitais, numa mesma plataforma (estou empregando o termo de forma proposital, ainda que um tanto impreciso) estão a antiga camera, o laboratório e, em alguns casos, até o meio de publicação ou exibição. De fato, o filme não deixou de existir; tampouco as cameras de filme. É só entrar em sites de material fotográfico para encontrar diversas ofertas, mais ou menos sofisticadas.
A pergunta que vem a seguir é "qual meu objetivo, para o quê quero este ou aquele equipamento?". O mais provável - e aqui vai a minha opinião - é que as cameras de filme devem sobreviver
como exercício estético, em trabalhos de estúdio ou concepções artísticas, não como aplicação profissional ou amadora para o dia-a-dia.
Confira as outras respostas que surgiram na discussão dos internautas da photographytalk:
Legal Ze.... concordo que para o dia a dia eh quase impossivel a volta...
ResponderExcluirGostei Zé! Aguardo por mais postagens...
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