terça-feira, 21 de junho de 2011

Ken Parker - Quadrinhos, por que não?


Um gênero que lida com imagens e não raro é relegado ao segundo plano no mundo das artes é o das Histórias em Quadrinhos. Ainda que tenham surgido como parte das seções de entretenimento dos jornais, com o tempo as historietas ganharam uma sofisticação crescente. A história das HQs inicia, no final do século XIX, com a publicação de uma página de quadrinhos cômicos no jornal The New York World. Mais tarde, o Morning Journal, passou a publicar 8 páginas de quadrinhos em suplemento semanal. A concorrência e a vendagem implicaram no pontapé inicial da publicação de HQs, que, passaram a apresentar, além das imagens e textos, o personagem principal.

Um subgênero (se é que se pode chamar assim) que marcou minha infância foi o dos quadrinhos de western , formando principalmente pelo trio TEX - Zagor - Ken Parker. Dos três, este último era o meu preferido, não só pelo perfil "humano" do personagem e das histórias, mas também pelo traço refinado de Ivo Milazzo. Abaixo um pequeno perfil da série, retirado do site http://www.texbr.com/kenparker/personagens/kenparker.htm

Criado por Giancarlo Berardi e Ivo Milazzo em 1974 e baseado em um filme com Robert Redford ("Jeremiah Jonhson") este personagem mudou o conceito de quadrinhos e se tornou cult.

Nasceu em 20 de novembro de 1844 em Buffalo, Wyoming, tinha como pais Lucy e Jed Parker. Tinha também um irmão, Bill, que seria assassinado no primeiro número de Ken Parker, o que motivaria o herói a caçar os assassinos de seu irmão. Este acontecimento se dá em 29 de dezembro de 1868, o herói teria 24 anos.

Como melhores amigos Ken possui o índio Kamoose, o esquimó Oakpeha, a garota Pat O'Shane, seu filho Teddy (que vive em Boston), Belle e Dashiell Fox (um batedor do exército) e a cachorrinha Lily.Ken também é chamado de Rifle Comprido devido ao seu inseparável arcabuz Kentucky, usado na Revolução Francesa. Essa arma foi herdada de seu avô. Ken Parker estreou no Brasil em 1978, pela Editora Vecchi. Foram publicados 53 exemplares até agosto de 1983. Em 1990 Ken voltou com mais dois volumes pela Best News. A Editora Mythos retomou a publicação regular da série, presenteando os leitores com 18 edições desse herói tão cultuado pelos amantes de quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário