domingo, 25 de dezembro de 2011

Bob Gruen - um fotógrafo Rock

A fotografia de shows e de artistas se transformou numa espécie de subgênero dentro do universo fotográfico. E aqui o "sub" não significa menos ou menor. Uso o termo apenas para definir um tipo de foto que possui especificidades e habilidades próprias, da mesma forma que existem aspectos únicos nas fotos de esporte, jornalismo, etc. Nem sempre é uma missão fácil. Ainda que hoje em dia os fotógrafos possam contar com os aparentemente infindáveis recursos digitais de captação e pós-produção, a foto de um músico, uma banda, vai muito além disso. É preciso capturar a alma do momento. Nestes dias de tantas possibilidades para o registro de imagens e também da desmistificação do papel do fotógrafo, esta deve ser uma das últimas fronteiras que ainda separam o amador do alquimista, aquele ser capaz de ver - e registrar - o que os outros não parecem enxergar.

Bob

Talvez nem todos saibam, mas algumas das fotos mais conhecidas de artistas do Rock´n´roll foram feitas pelo fotógrafo norteamericano Bob Gruen. Acompanhando alguns dos maiores nomes do gênero desde os anos 60, Bob registrou imagens que hoje fazem parte da mitologia do Rock.

Bob considera a foto de Tina Turner (na verdade cinco imagens sobrepostas ) como a sua melhor. Diz ainda que, mais do que fazer um trabalho tecnicamente correto, é preciso captar a emoção do artista, do show que está fotografando. Para isso não são necessários milhares de cliques, é melhor esperar atentamente a hora certa para obter e melhor imagem. Por outro lado Bob também ensina: "se tirar muitas fotos e apenas duas ficarem ótimas, mostre apenas estas, pois é como seu trabalho será avaliado", diz no documentário sobre ele dirigido por Don Letts.

É de Gruen a famosa última sessão de fotos de John Lennon, feita em Nova Iorque dois dias antes da morte do músico. Talvez seja com Lennon a associação mais profícua de Bob, uma vez que chegou a trabalhar como fotógrafo pessoal do ex-Beatle.

Bob Gruen fotografou também artistas como Rolling Stones, Eric Clapton, Led Zeppelin, Kiss, Elton John, Sex Pistols, Bob Dylan, The Who, entre centenas de outros.
O site do fotógrafo na internet é www.bobgruen.com.

No video a seguir, Bob Gruen foi entrevistado por Budd Mishkin para NY1.
Ele conta a história de algumas de suas fotografias.




Confira ainda este curta-metragem sobre Bob Gruen:

Nenhum comentário:

Postar um comentário