sexta-feira, 24 de junho de 2011

Grande Plano Geral, Close - teoria do Western

Quando estudamos roteiro e falamos sobre a nomenclatura e o significado dos planos, um exemplo que sempre surge é dos filmes de western: todo bang-bang começa, invariavelmente, com um Grande Plano Geral, uma cena de amplidão desértica, com o máximo de abertura de ângulo possível, onde ao fundo começa a surgir uma figura (via de regra um cavaleiro...). Uma sucessão de aproximações vai conduzindo o espectador até que o personagem assuma o primeiro plano. Além de ser uma sequência clássica, faz parte da estrutura narrativa e, por sí só, "conta" uma história: a amplidão do cenário, o homem solitário com uma missão (ou sem nenhuma), a vida errante... Já os Closes costumam aparecer em doses fartas neste tipo de filme. A expressão de mocinhos e bandidos é mostrada em detalhes, aumentando a dramaticidade das cenas.
Alguns filmes do gênero marcaram sua estética não apenas pela abertura em Grande Plano Geral, mas pela mescla de diversos planos em sequências memoráveis. Aliás, os filmes de western costumam ser "manuais" de técnicas de roteiro porque costumam seguir à risca a cartilha. Uma cena que até hoje serve como exemplo é esta, do megaclássico The Good, the Bad and the Ugly. São quase 9 minutos sem diálogo, numa interação perfeita entre música e planos:

4 comentários:

  1. Ze.... Adorava filmes de western.... muito bom.... e... faz toodo o sentido...

    ResponderExcluir
  2. Mas não é mesmo uma aula de cinema? Yes, make sense...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, maravilhoso post, zé!!! uma aula mesmo de captação, roteiro, trilha sonora, montagem, CI-NE-MAO!!! Impressionante notar o clima de tensão construído na edição, os cuidados de planejamento com a decupagem dos planos, a dramaticidade construída nas sequências, como tudo se encadeia e cria uma tensão no ar até o final...

    Fora a interpretação do Clint Eastwood, um dos melhores pra mim até hoje, como ator e diretor. Ele tá demais nesse filme! Um clássico!

    Enfim, sem palavras! Elas são desnecessárias, como no filme que vc postou!!! Valeu!!!

    ResponderExcluir