segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aviões não combinam com cameras

Como diria o Barão de Itararé, de onde menos se espera, daí mesmo não sai nada... O mundo digital é cheio de novidades, avanços, coisas legais, mas também traz problemas. Mundo novo, novos problemas, reclamaria um saudosista. Esta é para quem gosta de viajar de avião e leva sempre sua camera digital. Se ainda não sabe, cuidado - você pode estar danificando seu equipamento!

O texto a seguir foi publicado no site da Digital Photographer :

Você já levou sua câmera digital numa viagem de avião? Toda vez que faz isso, está destruindo pixels do seu sensor. Existe um ótimo motivo para o fato de que todos os fabricantes de câmeras despacham seus produtos de navio! Na alta atmosfera por onde os aviões trafegam em cruzeiro, há uma elevada incidência de raios gama e raios cósmicos, fótons de alta energia que trafegam livremente pelo espaço. Não nos fazem mal durante a viagem, mas afetam sensores digitais. Em alguns tipos de sensores, a destruição de um pixel significa a morte para toda uma fileira à qual ele pertence, pois a leitura das voltagens dos photosites ocorre por fileiras. O filme “Superman Returns” foi o primeiro rodado com uma câmera digital Genesis, a qual foi despachada de avião para a locação de filmagem. Ela viajou dos EUA para a Austrália de ida e volta. A equipe de pós-produção descobriu que a imagem possuía finos riscos pretos verticais, correspondentes aos pixels danificados no transporte.
Qual é a solução dos fabricantes para não serem processados pelos consumidores por essa vulnerabilidade fundamental em suas câmeras? Aprenderam a detectar e preencher os pixels mortos automaticamente, via software. Toda câmera digital atual possui essa função.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Nota de rodapé: Tudo bem, parece ser uma solução possível, mas o dano ao equipamento já está feito. Esta substituição é algo como uma maquiagem, nunca é a mesma coisa que o original. Por isso, cuide do seu equipamento e avalie os riscos de levá-lo na próxima viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário