segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Preto & Branco

Imagem da primeira fotografia permanente do mundo feita por Nicéphore Niépce, em 1825.

Qual o significado estético e psicológico de uma imagem em preto e branco? A quais associações mentais isto nos remete? Houve um tempo em que somente era possível fazer imagens nestas condições, por um simples e técnico motivo: não havia filmes coloridos.


A chegada do trem à estação, dos irmãos Lumiére (1895), o primeiro filme da história

No cinema e na televisão, durante muito tempo o uso de imagens em preto e branco era uma representação que remetia ao passado; quando um personagem lembrava uma cena, fazia isto em P & B. Mas este é um código antigo, há muito cineastas e profissionais de televisão encontraram outras formas de representação do passado. Não há como negar o impacto causado por uma imagem em P & B. A cena costuma ganhar um viés dramático mais intenso. Sem a profusão natural de cores para confundir a atenção, concentramos nosso olhar em detalhes, texturas, contrastes.

Fotografia em P & B

Henri Cartier-Bresson (ver post sobre ele neste blog) dizia que "a vida é colorida, a fotografia é preto e branco". Bresson vivia num tempo em que o filme era basicamente em P&B e, mesmo depois do surgimento dos filmes coloridos, ainda considerava o modelo original mais interessante. A fotografia nasceu em preto e branco, no inicio do século XIX. Desde as primeiras formas de fotografia que se popularizaram, como o daguerreótipo, aproximadamente na década de 1830, até aos filmes preto e branco, houve muita evolução técnica, e diminuição dos custos. Os filmes P&B têm uma grande gama de tonalidade, superior mesmo aos coloridos, resultando em fotos muito ricas em detalhes. Por isso as fotos feitas com filmes P&B são superiores ás fotos coloridas convertidas em P&B. As fotografias preto e branco se destacam pela riqueza de passagens de tons; a fotografia colorida não capta apropriadamente as nuances sutis de mudanças tonais. Desta forma, a fotografia preto e branco é mais apropriada para a captura de meios tons.


Psicologia

Há muito se sabe que as cores influenciam nossas emoções. Cada pessoa reage de uma determinada maneira às cores. Preto e Branco, bem como os meios-tons, não são classificados como cores, mas como luzes: o branco é a ausência total de cor, ou seja, luz pura; já o preto é a ausência total de luz, não há reflexão de cores.
Observe o que se diz na psicologia sobre o significado do Preto e Branco e dos meios-tons e o que transmitem para quem as vê:


Neutros-Cinzentos: Qualidade, quietude, clássico, natural, atemporal. A cor cinza promove equilíbrio e estabilidade.
Branco: Limpo, puro, inocente, brilhante. O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma
Preto: Forte, clássico, elegante, misterioso, poderoso. O preto permite a auto-análise, a introspeção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário