segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Imagem, tantas definições...

Como este blog se propõe a apresentar o assunto imagens num sentido mais amplo, fluido, líquido - e como por vício de origem acabo muitas vêzes preso à fotografia e ao vídeo, ainda que já tenha postado sobre pintura e desenho - resolvi fazer uma pequena investigação sobre o(s) significado(s) da palavra "imagem" - e achei muito material interessante. Como diz o ditado, "uma imagem vale mais do que mil palavras". Repasso agora parte do que encontrei:

Conceitos

Por alguma razão, o termo "imagem" tem sido utilizado como restrito à imagem em movimento, fotográfica ou eletrônica, dos meios audiovisuais. O conceito, na verdade, transcende em muito esse pequeno recorte e diz respeito a toda visualização construída pela ação do Homem. Neste sentido, inclui todo e qualquer objeto que possa ser percebido visualmente — e, portanto, esteticamente.
Desde os primórdios da história do conhecimento, filósofos e pensadores se debruçam sobre a complexa relação que une imagem e realidade, bem como sobre as respectivas definições.
A retórica medieval define imagem como “aliquid stat pro aliquo” algo que está em lugar de uma outra coisa, apontando já para algo que pode ser fabricado. No entanto, qualquer que sejam as posições teóricas adotadas, parece incontornável que se entende por imagem algo utilizado para representar uma outra coisa, na sua ausência, existindo em qualquer imagem três dados incontornáveis: uma seleção da realidade (que em casos-limite pode passar por excluir qualquer representação da realidade – veja-se a pintura não-figurativa), uma seleção de elementos representativos, uma estruturação interna que organiza os referidos elementos. Da relação complexa que une imagem e realidade lhe advêm o seu carácter quase mágico que permite simultanemanete representar um objeto e sua ausência. De um ponto de vista pedagógico, também durante longo tempo foi a imagem alvo de grande desconfiança pois, “se é imprópria para produzir argumentação, a imagem é porém notável para intensificar o ethos e o pathos.”

Imago

Imagem (do latim : imago) significa a representação visual de um objeto. Em grego antigo corresponde ao termo eidos, raiz etimológica do termo idea ou eidea, cujo conceito foi desenvolvido por Platão. Já no livro sexto da República, Platão se debruça sobre o problema, definindo imagem como “... primeiramente [as] sombras depois [os] reflexos que se vêem nas águas ou na superfície dos corpos opacos, polidos e brilhantes, e a todas as representações semelhantes”. Aristóteles, ao contrário, considerava a imagem como sendo uma aquisição pelos sentidos, a representação mental de um objeto real, fundando a teoria do realismo. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico ou digital, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

Análise da Imagem

A análise da Imagem é uma atividade semelhante à análise do Discurso, mas tendo por objeto analítico especificamente imagens. Este tipo de estudo ou técnica tem por método interpretar e "desconstruir" as imagens, em conteúdo e forma, considerando o contexto histórico-social de produção, o autor (emissor) e o público (receptor) que participaram de sua criação, com a finalidade de compreender e identificar sentido nas imagens. A Análise da Imagem considera também o aspecto do Discurso Estético.

Uma imagem é pictórica quando produzida por ordenação de pigmentos sobre algum suporte, geralmente utilizando técnicas de fotografia, desenho, pintura, gravura e outras das artes visuais. A imagem pictórica pode ser figurativa, se representar algo existente materialmente na natureza (ou supostamente existente, como no caso de figuras mitológicas, ou abstrata, se não se prender a nenhuma representação material).


Imagem nas relações sociais

Existe ainda uma interpretação mais subjetiva sobre o significado de "imagem". É aquela que diz respeito às impressões que causamos nos outros. É formada, segundo os especialistas, nos primeiros segundos de contato visual. Assim, podemos imprimir uma primeira ideia de simpatia, formalidade, tristeza, alegria, seriedade, enfim, toda a série de sensações que podemos provocar com a nossa presença. Neste sentido, portanto, imagem diz menos respeito a uma representação visual do que sobre um sentimento, uma sensação, que não são necessariamente do campo dos cinco sentidos, mas daquele imponderável fator humano das percepções.

Imagem Digital

Do ponto de vista da Computação Moderna podemos dizer que uma imagem contém uma imensa quantidade de informações e que um observador humano interpreta frequentemente globalmente e qualitativamente. Se falarmos mais concretamente, por exemplo do ponto de vista da Ótica, uma imagem é um conjunto de pontos que convergem num plano, mas se falarmos de forma abstrata uma imagem é um suporte para que realizemos trocas de informações. Quando aplicado a física experimental uma imagem pode representar o fenômeno estudado ou ainda ser uma organização de dados sob a forma bi-dimensional (matricial). A imagem digital é a "materialização" de grande parte dos processos da Computação Gráfica e das Técnicas de Processamento Digital de Imagens. É também o ponto de partida da sua análise quando falamos de Visão por Computador. Podemos afirmar que a diversidade de aplicações da área de Análise de Imagens está na realidade associado ao fato desta carregar em si uma informação, e neste sentido ser comum á várias áreas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário