quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Muitos megapixels, pouca qualidade?

Esta é uma das maiores "pegadinhas" que o marketing e a propaganda da indústria de equipamentos fotográficos aplica nos consumidores: quanto mais megapixels a sua camera tiver, melhores as fotos! Assim, milhares de consumidores acabam seduzidos por equipamentos compactos repletos de "mega"... Como a maioria das pessoas usa a camera apenas para registros de momentos pessoais - viagens, festas, datas comemorativas - a percepção sobre a tal qualidade de imagem acaba sendo superficial. Na verdade, a quantidade de pixels (unidade básica de captação da luz no equipamento digital; um milhão de pixels = 1 megapixel) é apenas um dos fatores do que podemos chamar de definição de imagem, ou qualidade de imagem.

Princípios básicos


Um pouquinho de história: nas antigas cameras de filme, o processo de formação da imagem é físico-químico: a luz passa pelo diafragma e incide sobre o filme, sensibilizando a película que é coberta de produtos capazes de reter a luz e formar a imagem. Nos equipamentos digitais, o papel do filme cabe ao sensor. Este nada mais é que uma plaquinha cheia de unidades fotossensíveis, os pixels, que armazenam a informação luminosa que ali inside. Cada pixel é responsável por armazenar dados de apenas uma cor; é no conjunto de pixels que se formam as imagens. Uma camera profissional possui os chamados sensores full frame, ou seja: a área de captação de luz é a mesma correspondente a de um filme 35mm. Um sensor grande mesmo. Na medida em que as cameras vão baixando de categoria, os sensores também vão encolhendo.

Então...

É o seguinte: sem transformar este post num emaranhado de fórmulas matemáticas sobre proporções, vou apenas dizer que qualidade de imagem é definida por uma soma de fatores, nunca por apenas um. Assim, o número de pixels é importante, mas desde que associado a um sensor que permita o registro adequado da luz (quanto maior o sensor, mais captação de luz). Além disso, o tamanho dos pixels (definido pelos fotodiodos existentes no sensor de imagem) também influi na qualidade. Isso quer dizer que a mesma quantidade de pixels num sensor full frame ou num sensor de camera compacta tem resultados diferentes. Infelizmente para nós, consumidores, na área dos equipamentos fotográficos a lei do valor costuma valer integralmente: quanto mais cara a camera, melhor ela é....
Assim, antes de comprar uma camera cheia de mega, procure se informar sobre as outras características do equipamento, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário