segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Arte na rua

No último post escrevi sobre poluição visual e citei algumas formas de como o problema se manifesta nas cidades. Ocorre que nem sempre as coisas tem o mesmo significado para todos. O que alguns consideram poluição, outros podem considerar como arte. A fronteira está basicamente no modo de encarar o assunto.
É o caso das diversas manifestações da street art.
Arte Urbana ou urbanografia é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas nos espaços públicos, distinguindo-se da manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como das simples pichações (vandalismo). A princípio, um movimento underground, a street art foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades de grafismos - algumas vezes muito ricos em detalhes, que vão do grafite ao estêncil, passando por intervenções e instalações, entre outras.

A expressão Arte Urbana surge inicialmente associada aos pré-urbanistas culturalistas como John Ruskin ou William Morris e posteriormente ao urbanismo culturalista de Camillo Sitte e Ebenezer Howard (designação "culturalista" tem o cunho de Françoise Choay). O termo era usado para identificar o "refinamento" de determinados traços executados pelos urbanistas ao "desenharem" as cidades.

Neste teaser, você confere um pouco do documentário "Arte Urbana", sobre grafite e sua relação com a arte:




Um comentário:

  1. Zé, sou uma fanzoca da arte urbana. Gosto da maneira como os artistas aproveitam os vários "suportes" que a cidade oferece. Têm coisas muito bacanas, instigantes, curiosas, reflexivas. As obras fazem você olhar a urbe de um outro jeito. Beijos

    ResponderExcluir